O seu seguro te deixou na mão?
A gente ajuda!

Algumas negativas de cobertura por parte do seguro são cabíveis de indenização por ferirem os direitos do consumidor.

Os tipos de seguros negados são diversos: automotivo, residencial, de vida, empresarial, viagem, entre outros.

Conte para a gente a sua situação e nós responderemos em até 24 horas se você tem direito a uma indenização.

Enviar caso para análise

O seu seguro te deixou na mão?
A gente ajuda!

Algumas negativas de cobertura por parte do seguro são cabíveis de indenização por ferirem os direitos do consumidor.

Os tipos de seguros negados são diversos: automotivo, residencial, de vida, empresarial, viagem, entre outros.

Conte para a gente a sua situação e nós responderemos em até 24 horas se você tem direito a uma indenização.

Enviar caso para análise
Enviar caso para análise

Sem burocracia e com agilidade

Resposta em 24 horas

Você só paga se
nós tivermos sucesso!

Lutamos pelos seus direitos

Seguro negado: saiba quais são os principais casos e exija os seus direitos

Os seguros são contratos firmados entre uma pessoa, chamada segurada, e uma empresa, denominada seguradora.

Os tipos de contrato de seguro são diversos: automotivo, residencial, de vida, empresarial, viagem, entre outros.

A dinâmica é simples: o segurado paga um valor, normalmente mensal, para que a seguradora se responsabilize por situações que gerem algum tipo de perda financeira.

É importante frisar, porém, que dentro de um contrato de seguro existem inúmeros tipos de coberturas.

É essencial que, antes de assinar o contrato, o segurado conheça quais são as proteções garantidas no seu plano, pois a ausência de cobertura na apólice é um dos motivos mais comuns de negativa de seguro.

Apesar disso, é possível que mesmo o sinistro tendo cobertura na apólice, a seguradora, quando acionada, dê uma resposta negativa ao segurado.

Neste caso, você pode recorrer judicialmente para pleitear o pagamento do seguro, além de uma indenização por danos morais.

Cancelamento indevido

De acordo com o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, a SUSEP, a finalização de um contrato deve ser reconhecida por ambas as partes. Isto é, o segurado e a seguradora.

Contudo, muitas seguradoras ainda agem de má-fé e efetuam cancelamentos de contratos unilateralmente.

São inúmeras as reclamações dos consumidores, e com causas ganhas na justiça, pois houve cancelamento de um seguro reconhecido somente pela seguradora.

Ou seja, a rescisão se deu de maneira unilateral, prejudicando o segurado que fica vulnerável e sem o conhecimento necessário.

Alguns dos motivos mais comuns para o cancelamento indevido por parte da seguradora são:

Cancelamento indevido por erro no sistema de registro do pagamento recebido;
Cancelamento automático por inadimplemento, sendo indevido por falta de notificação ou interpelação prévia;
Operadora deixou de realizar sem aviso prévio o débito em conta do segurado, por qualquer motivo, e realizou posteriormente o cancelamento por inadimplemento;
Cancelamento do seguro após recusa do segurado em aceitar nova proposta de renovação do vencimento da apólice, com alteração do prêmio e aumento do custo mensal.

Atraso na conclusão do sinistro

Outro problema muito comum envolvendo contratos de seguro é o descumprimento do prazo para conclusão de um sinistro e pagamento da indenização por parte da seguradora.

A partir da data da abertura do sinistro, o prazo determinado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para que a seguradora realize o pagamento da indenização é de 30 dias.

Negativa tácita

Como mencionado no item anterior, o prazo para a seguradora pagar a indenização é de 30 dias, porém, nem sempre este prazo é cumprido.

Isso ocorre, geralmente, pois as seguradoras começam a fazer exigências ao segurado de documentos difíceis de serem produzidos e, muitas vezes, desnecessários com o intuito de postergar a conclusão do sinistro.

Neste caso, é preciso se atentar às exigências da seguradora, pois pode-se estar diante da chamada negativa tácita.

Nesse tipo de negativa, não há uma resposta expressa da seguradora sobre o pagamento da indenização e o seu objetivo é retardar o processo de pagamento do sinistro ao segurado.

Esta é uma prática abusiva das seguradoras. Por isso, caso esta demora ultrapasse o prazo estipulado pela Susep, o segurado pode ter direito a uma indenização.

Negativa expressa

Diferente da negativa tácita, que não é uma negativa explícita para o segurado, na negativa expressa, o consumidor receberá uma carta com a negativa da seguradora.

Aqui, o importante para o segurado é o que está previsto em sua apólice. Se o sinistro for parte de sua cobertura de apólice, ele deverá ser indenizado, o que cabe ação contra a seguradora em caso de negativa.

Como mencionado, é preciso se ater ao que está previsto em sua apólice.

Pois, se o seu caso possui cobertura, saiba que a seguradora não pode negar a indenização e você pode exigir os seus direitos.

Seguro não contratado

Neste tipo de caso, o segurado não possui conhecimento acerca da contratação do seguro.

Assim, a cobrança por parte das seguradoras ocorre enquanto o usuário, na realidade, nunca teve a intenção de possuir esse tipo de serviço.

Esta situação é passível de indenização ao consumidor.

Prazo para recorrer judicialmente

O segurado possui um prazo para ajuizar uma ação judicial de até um ano, enquanto, para o beneficiário, este prazo é de até 10 anos.

Esta informação é muito importante para quem busca os seus direitos, pois, de acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após os prazos mencionados, a ação é prescrita.

Faça uma avaliação gratuita do seu caso

Entre em contato com a nossa equipe especializada em direito do consumidor para saber se você tem direito a indenização. A avaliação é gratuita, feita em até 24 horas e você só faz o pagamento caso a causa seja ganha.

Negativa de cobertura

Cancelamento indevido

Cancelamentos sem aviso prévio ou por motivo não previsto em lei vão contra os direitos do consumidor.

Seguro não contratado

Venda de seguros não solicitados são ilegais e são praticamente uma causa ganha.

Atraso no pagamento

A seguradora possui o prazo de 30 dias para concluir o sinistro. Após este prazo, você pode exigir os seus direitos.

Sem burocracia e com agilidade

Resposta em 24 horas

Você só paga se nós tivermos sucesso

Lutamos pelos seus direitos

Se o seu seguro não cobrir um sinistro previsto em contrato, você pode ser indenizado.

Diferenciais Exclusivos

Entenda porque somos a melhor opção para ir em busca de seus direitos

Para deixar o seu caso nas mãos de uma equipe competente e especializada em direito do consumidor, você só precisa preencher o nosso formulário.


Nós fazemos a avaliação da sua situação e assumimos a responsabilidade. Deixa com a gente!

Sem burocracia e com agilidade

A nossa equipe de advogados especializada em direito do consumidor te responde em até 24 horas com a avaliação do seu caso.

Resposta em 24 horas

A avaliação do seu caso é gratuita e você só realiza o pagamento da nossa equipe se nós ganharmos a causa.

Você só paga se nós tivermos sucesso

Nós te ajudamos a defender os seus direitos enquanto consumidor sem que você precise ter dor de cabeça.

Lutamos pelos seus direitos

Preencha o formulário e receba uma resposta em até 24 horas

Enviar caso para análise

A nossa equipe não cobra nenhum valor antecipado e você só paga pelos serviços prestados caso a ação obtenha êxito.

O nosso trabalho acontece de forma transparente e 100% segura. Temos o objetivo de conectar pessoas que tiveram seus direitos negligenciados com a nossa rede parceira de advogados experientes.

O atendimento é completamente online e prezamos pelo seu conforto e rapidez na solução do problema. Verifique nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Confira as áreas em que atuamos:

Negativação Indevida

Se o seu caso envolve uma negativação indevida no SPC, SERASA ou outros, saiba que a indenização é uma possibilidade.

Alguns dos exemplos mais comuns nessa área são: fraude ou golpe, serviço já cancelado, conta ou dívida paga, cartões de crédito enviados sem solicitação ou algo que não contratou.

Problemas com Voo

Situações em que o passageiro precisa do auxílio da companhia aérea estão entre os casos de maior sucesso em relação à indenização.

Problemas com voos atrasados, voos cancelados e extravio de bagagem estão entre os mais frequentes entre os passageiros.

Problemas com Seguro

São inúmeras as modalidades de seguro (vida, viagem, residencial, empresarial ou automotivo), e independente de qual for o seu, há casos comuns de desrespeito aos direitos do consumidor.

Nesses, é possível entrar com uma ação legal e exigir indenização.

Alguns dos mais frequentes são: negativa da cobertura securitária, cancelamento indevido de apólice, seguro não contratado sendo cobrado (venda casada), dentre outros.

Problemas com Plano de Saúde

Seu plano de saúde te deixou na mão quando você mais precisava? Você pode recorrer e exigir os seus direitos.

Problemas como negativa de cobertura, aumento de mensalidade para casos remidos e negativação indevida por cancelamento de contrato estão entre os casos indenizáveis mais comuns.

Problemas com Construtora

Comprar a casa própria pode ser uma felicidade enorme, mas não quando o processo traz dor de cabeça.

Algumas práticas de construtoras cabem indenização, como: a rescisão de contrato sem devolução de parcelas pagas; liberação de matrícula individual para apartamentos; defeito construtivo; e atraso na entrega do imóvel.

Empréstimo Indevido

Os empréstimos são solicitações de crédito que devem ser feitas com o consentimento de quem receberá este auxílio.

Assim, a prática de empréstimos indevidos aplicada por bancos é considerada ilegal e abusiva, podendo gerar uma indenização.

Faça uma avaliação gratuita do seu caso

Entre em contato com a nossa equipe especializada em direito do consumidor para saber se você tem direito a indenização.

A avaliação é gratuita, feita em até 24 horas
e você só faz o pagamento caso a causa seja ganha.

Cobranças Indevidas

Se você está sendo cobrado por um serviço que não contratou, exija os seus direitos.

Cartões não solicitados

O envio de cartões de crédito ativos, que cobram anuidade e não foram solicitados pelo consumidor é uma prática abusiva e cabe indenização.

Contas ou dívidas pagas

Sua dívida foi quitada e o seu nome continua sujo? Você pode ser indenizado.

Serviço cancelado

Se você cancelou um serviço e ele continuou sendo cobrado gerando uma negativação indevida, exija seus direitos.

Seguro negado: saiba quais são os principais casos e exija os seus direitos

Os seguros são contratos firmados entre uma pessoa, chamada segurada, e uma empresa, denominada seguradora.

Os tipos de contrato de seguro são diversos: automotivo, residencial, de vida, empresarial, viagem, entre outros.

A dinâmica é simples: o segurado paga um valor, normalmente mensal, para que a seguradora se responsabilize por situações que gerem algum tipo de perda financeira.

É importante frisar, porém, que dentro de um contrato de seguro existem inúmeros tipos de coberturas.

É essencial que, antes de assinar o contrato, o segurado conheça quais são as proteções garantidas no seu plano, pois a ausência de cobertura na apólice é um dos motivos mais comuns de negativa de seguro.

Apesar disso, é possível que mesmo o sinistro tendo cobertura na apólice, a seguradora, quando acionada, dê uma resposta negativa ao segurado. Neste caso, você pode recorrer judicialmente para pleitear o pagamento do seguro, além de uma indenização por danos morais.

Como mencionado, é preciso se ater ao que está previsto em sua apólice. Pois, se o seu caso possui cobertura, saiba que a seguradora não pode negar a indenização e você pode exigir os seus direitos.

Cancelamento indevido


  • cancelamento indevido por erro no sistema de registro do pagamento recebido;
  • cancelamento automático por inadimplemento, sendo indevido por falta de notificação ou interpelação prévia;
  • operadora deixou de realizar sem aviso prévio o débito em conta do segurado, por qualquer motivo, e realizou posteriormente o cancelamento por inadimplemento;
  • cancelamento do seguro após recusa do segurado em aceitar nova proposta de renovação do vencimento da apólice, com alteração do prêmio e aumento do custo mensal.


Atraso na conclusão do sinistro


Outro problema muito comum envolvendo contratos de seguro é o descumprimento do prazo para conclusão de um sinistro e pagamento da indenização por parte da seguradora.

A partir da data da abertura do sinistro, o prazo determinado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para que a seguradora realize o pagamento da indenização é de 30 dias.

Negativa tácita


Como mencionado no item anterior, o prazo para a seguradora pagar a indenização é de 30 dias, porém, nem sempre este prazo é cumprido.

Isso ocorre, geralmente, pois as seguradoras começam a fazer exigências ao segurado de documentos difíceis de serem produzidos e, muitas vezes, desnecessários com o intuito de postergar a conclusão do sinistro.

Neste caso, é preciso se atentar às exigências da seguradora, pois pode-se estar diante da chamada negativa tácita.

Nesse tipo de negativa, não há uma resposta expressa da seguradora sobre o pagamento da indenização e o seu objetivo é retardar o processo de pagamento do sinistro ao segurado.

Esta é uma prática abusiva das seguradoras. Por isso, caso esta demora ultrapasse o prazo estipulado pela Susep, o segurado pode ter direito a uma indenização.

Negativa expressa

Diferente da negativa tácita, que não é uma negativa explícita para o segurado, na negativa expressa, o consumidor receberá uma carta com a negativa da seguradora.

Aqui, o importante para o segurado é o que está previsto em sua apólice. Se o sinistro for parte de sua cobertura de apólice, ele deverá ser indenizado, o que cabe ação contra a seguradora em caso de negativa.

Seguro não contratado

Neste tipo de caso, o segurado não possui conhecimento acerca da contratação do seguro.

Assim, a cobrança por parte das seguradoras ocorre enquanto o usuário, na realidade, nunca teve a intenção de possuir esse tipo de serviço.

Esta situação é passível de indenização ao consumidor.

Prazo para reclamar judicialmente

O segurado possui um prazo para ajuizar uma ação judicial de até um ano, enquanto, para o beneficiário, este prazo é de até 10 anos.

Esta informação é muito importante para quem busca os seus direitos, pois, de acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após os prazos mencionados, a ação é prescrita.

Faça uma avaliação gratuita do seu caso

Entre em contato com a nossa equipe especializada em direito do consumidor para saber se você tem direito a indenização. A avaliação é gratuita, feita em até 24 horas e você só faz o pagamento caso a causa seja ganha.

Negativa de cobertura

Se o seu seguro não cobrir um sinistro previsto em contrato, você pode ser indenizado.

Cancelamento indevido

Cancelamentos sem aviso prévio ou por motivo não previsto em lei vão contra os direitos do consumidor.

Seguro não contratado

Venda de seguros não solicitados são ilegais e são praticamente uma causa ganha.

Atraso no pagamento

A seguradora possui o prazo de 30 dias para concluir o sinistro. Após este prazo, você pode exigir os seus direitos.

Diferenciais Exclusivos

Entenda porque somos a melhor opção para ir em busca de seus direitos

Sem burocracia e com agilidade

Para deixar o seu caso nas mãos de uma equipe competente e especializada em direito do consumidor, você só precisa preencher o nosso formulário.

Nós fazemos a avaliação da sua situação e assumimos a responsabilidade. Deixa com a gente!

Resposta em 24 horas

A nossa equipe de advogados especializada em direito do consumidor te responde em até 24 horas com a avaliação do seu caso.

Lutamos pelos seus direitos

Nós te ajudamos a defender os seus direitos enquanto consumidor sem que você precise ter dor de cabeça.

Você só paga se nós tivermos sucesso!

A avaliação do seu caso é gratuita e você só realiza o pagamento da nossa equipe se nós ganharmos a causa.

Sem burocracia e com agilidade

Resposta em 24 horas

Você só paga se
nós tivermos sucesso!

Lutamos pelos seus direitos

Enviar caso para análise

Preencha o formulário e receba uma resposta em até 24 horas

A nossa equipe não cobra nenhum valor antecipado e você só paga pelos serviços prestados caso a ação obtenha êxito.

O nosso trabalho acontece de forma transparente e 100% segura. Temos o objetivo de conectar pessoas que tiveram seus direitos negligenciados com a nossa rede parceira de advogados experientes.

O atendimento é completamente online e prezamos pelo seu conforto e rapidez na solução do problema. Verifique nossa política de privacidade e nossos termos de uso.

Diferenciais Exclusivos

Confira as áreas em que atuamos:

Negativação Indevida

Se o seu caso envolve uma negativação indevida no SPC, SERASA ou outros, saiba que a indenização é uma possibilidade.

Alguns dos exemplos mais comuns nessa área são: fraude ou golpe, serviço já cancelado, conta ou dívida paga, cartões de crédito enviados sem solicitação ou algo que não contratou.

Problemas com Voo

Situações em que o passageiro precisa do auxílio da companhia aérea estão entre os casos de maior sucesso em relação à indenização.

Problemas com voos atrasados, voos cancelados e extravio de bagagem estão entre os mais frequentes entre os passageiros.

Problemas com Seguro

São inúmeras as modalidades de seguro (vida, viagem, residencial, empresarial ou automotivo), e independente de qual for o seu, há casos comuns de desrespeito aos direitos do consumidor. Nesses, é possível entrar com uma ação legal e exigir indenização.

Alguns dos mais frequentes são: negativa da cobertura securitária, cancelamento indevido de apólice, seguro não contratado sendo cobrado (venda casada), dentre outros.

Problemas com Plano de Saúde

Seu plano de saúde te deixou na mão quando você mais precisava? Você pode recorrer e exigir os seus direitos.

Problemas como negativa de cobertura, aumento de mensalidade para casos remidos e negativação indevida por cancelamento de contrato estão entre os casos indenizáveis mais comuns.

Problemas com Construtora

Comprar a casa própria pode ser uma felicidade enorme, mas não quando o processo traz dor de cabeça.

Algumas práticas de construtoras cabem indenização, como: a rescisão de contrato sem devolução de parcelas pagas; liberação de matrícula individual para apartamentos; defeito construtivo; e atraso na entrega do imóvel.

Empréstimo Indevido

Os empréstimos são solicitações de crédito que devem ser feitas com o consentimento de quem receberá este auxílio.

Assim, a prática de empréstimos indevidos aplicada por bancos é considerada ilegal e abusiva, podendo gerar uma indenização.

Copyright © 2019 - O Direito do Consumidor
Todos os direitos reservados.

Serviços

Nossos Termos

Contato

contato@odireitodoconsumidor.com.br

WhatsApp: (11) 99843-2601

Copyright © 2019 - O Direito do Consumidor - Todos os direitos reservados.

Serviços

Nossos Termos

Contato

contato@odireitodoconsumidor.com.br